>> PRODUTOS E SERVIÇOS >> AEROGEOFÍSICA
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- O que é Geofísica?

1.1 - Objetivo

2 - Aerogeofísica

3 - Base Teórica

3.1 - Anomalia

4 - Métodos Geofísicos

5 - Aplicabilidade dos métodos

6 - Parceria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A geofísica

 

                 É a ciência que estuda a Terra através de medidas físicas. A geofísica envolve o estudo das partes profundas da Terra, as quais não podemos ver através de observações diretas.Na geofísica de prospecção podem ser executadas sondagens aéreas ou terrestres.

 

Objetivo

             

           

                Sendo a geofísica uma ampla ferramenta de visão de subsuperfície a qual complementa informações de caráter geológico/ geotécnico, localiza e caracteriza alvos procurado sem necessariamente penetrá-lo.

              

Aerogeofísica

 

                A aerogeofísica utiliza equipamentos sofisticados, modificado e acoplado as aeronaves. Os sensores e/ ou transmissores são instalados na aeronave e possuem compensações que eliminam os efeitos do vôo.

                As sondagens por avião ou helicóptero cobrem grandes áreas e viabilizam locais inacessíveis à geofísica terrestre, ou quando estas áreas devem ser estudadas rapidamente. O relativo baixo custo destas sondagem são atrativos para projetos de  exploração e geotécnicos.

Os levantamentos aerogeofísicos caracterizam-se pela rapidez com que permitem obter resultados significativos, além de poder se utilizar mais de um método geofísico em uma única passagem da aeronave.  

 

Base teórica

 

               A geofísica funciona através do estudo de campos de força naturais como o geomagnético e o campo gravitacional terrestre, ou artificiais como o induzido por correntes geradas através de um motor gerador, para investigar a distribuição de propriedades físicas e indiretamente a constituição e característica da terra.

              A geofísica detecta as descontinuidades de um campo, isto é, onde uma região difere de outra em alguma propriedade física, podendo então, caracterizar aquilo que é homogêneo na natureza; distinguindo aquilo que apresenta alguma variação no tempo e/ ou espaço. Neste sentido define-se a anomalia geofísica.

 

Anomalia:

 

             A geofísica objetiva localizar, definir, salientar e interpretar (quantificar) anomalias. Estas são perturbações nos campos naturais ou induzidos artificialmente, que geralmente podem ser interpretados, como desvios de uma resposta regional mais uniforme. As anomalias são causadas por variações locais nas propriedades físicas dos materiais da terra. Um corpo “anômalo” em determinada propriedade física gera uma anomalia.

 

Métodos geofísicos:

 

Gravimetria (GRAV)

Magnetometria (MAG)

Eletromagnéticos (EM)

Radiométricos (GAMA)

 

 
 
 
 

 

 


Faça um busca em nosso Arquivo Fotográfico por cidade ou palavra-chave

Aqui você encontra Links de Geofísica